Uma engenharia didática para explorar o aspecto de processo dinâmico presente nos algoritmos



Trabalho

Ano: 2010

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Martins, Custódio Thomaz Kerry

Orientador: Bianchini, Barbara Lutaif


Assunto: Aprendizagem de algoritmos,Processo dinamico,Engenharia didatica,Algoritmos,Ciencia da computacao -- Estudo e ensino,Programacao (Computadores),Didatica,Algorithms learning,Dinamic process,Didactic engineering


Resumo: A pesquisa foi planejada com o projeto e a realização de uma seqüência de quatro atividades por pequenos grupos de alunos iniciantes em um curso de bacharelado de Ciência da Computação. Essa seqüência de atividades passou por duas experimentações, a primeira no segundo semestre de 2008 e a segunda no segundo semestre de 2009. O foco de interesse é o processo de aprendizagem em disciplinas de Introdução aos Algoritmos e Programação que figuram na grade curricular de cursos superiores como Ciência da Computação e Engenharia. O alvo estabelecido foi investigar como o estudante revela, trata e domina a noção de processo dinâmico inerente a um algoritmo ou a um programa, e o reflexo desse domínio nas atividades de entendimento e elaboração de algoritmos. A teoria dos Registros de Representação Semiótica (Duval, 2008), as idéias da Dialética Ferramenta-Objeto (Maranhão, 2008) e a noção de Engenharia Didática (Artigue, 2009) compõem os aportes teórico-metodológicos principais da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com eixo em uma Engenharia Didática composta por uma seqüência de quatro atividades. O domínio da noção de processo dinâmico, e o emprego dessa noção, foram revelados nas falas, nos gestos e nos registros escritos dos estudantes. As observações e análises permitiram concluir que o trabalho com as atividades favoreceram o entendimento e o domínio da noção de processo dinâmico dos algoritmos, e isso contribuiu para o aprendizado de elaboração e entendimento dos algoritmos e programas,


Abstract: The research was planned through the design and implementation of a four activities sequence, for small student groups, beginning a Bachelor of Computer Science course. This sequence of activities has been through two trials, the first in the second half of 2008 and second in the second half of 2009. The interest focus is the disciplines learning process in introduction to algorithms and programming, contained in the higher education courses curriculum as Computer Science and Engineering. This research aims to investigate how students produce the perception and the dynamic aspects knowledge, belonging to algorithms, and the reflection of this domain in the algorithms understanding activities and development. The Semiotic Representations Records theory (Duval, 2008), the Tool-Object Dialectic ideas (Maranhão, 2008) and the Didactic Engineering notion (Artigue, 2009), compose the main theoretical-methodological contributions to research. This is a qualitative research, with axis in a Didactic Engineering, composed of a four activities sequence. The domain of the concept of dynamic process, and the use of this notion, were revealed in the speech, gestures and written records of students. The observations and analysis showed that the work with the activities, promoted the understanding and mastery of the algorithms dynamic process notions, which contributed to the development learning of algorithms and programs


Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-05-11

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